Técnicas de montagens: o que podem nos ensinar os antigos

Para circuitos com exigência de alta confiabilidade, como em equipamentos de grau hospitalar, por exemplo, os capacitores obrigatoriamente devem ser certificados. Devem ter sido aprovados em testes de isolação.

Disponíveis no mercado de reposição havia, antigamente, os capacitores de poliéster metalizado MAC – alta tensão, tipo 5070, produzidos pela Siemens/Icotron em Gravataí, RS. Os MAC 5070 eram garantidos para tensão nominal de 2,5 kVCC e vida operacional de 30.000 horas.

Figura 14 Não se conhecem as especificações técnicas dos veteranos capacitores da Cherry brasileira. Foram o “arroz-e-feijão” dos reparadores.

O importante é destacar que os capacitores têm vida útil, em operação. Quanto mais tempo de uso, maiores se tornam as porcentagens de falhas. No caso de capacitores antigos a óleo, aplicados em tensões alternadas, o melhor é substituir todos por capacitores de segurança normatizados para operação direta em CA.

Capacitores comuns podem virar línguas de sogra ou, na pior hipótese, podem se transformar em fazedores de viúvas ─ principalmente se estiverem ligados entre a rede de tensão alternada e o chassi dos aparelhos. Todo cuidado é pouco.

Era o que tínhamos para esta edição, colegas. Agradecemos pelas palavras de incentivo que temos recebido. Tão gratificante quanto a troca de informações e ideias sobre equipamentos antigos é o entusiasmo crescente que temos percebido, em jovens e adultos, pelo maravilhoso mundo dos equipamentos com filamentos brilhando no escuro. Até a próxima edição: permaneçam em sintonia.

─ ─ ● ● ●    ● ● ● ─ ─

Deixe um comentário