Surround Sound – II

Os canais surround têm um atraso temporal incluído para promover uma sensação de maior ambiência e de separação entre canais.

O decodificador usa também uma lógica de direcionamento para aumentar ou diminuir o volume de cada canal baseado na direção dominante do som sendo reproduzido. Isso melhora a separação entre canais disponível, que é originalmente baixa e aumenta ainda mais a sensação de ambiência e separação entre canais.

Hoje em dia essa decodificação analógica é implementada dentro do DSP do receiver/processador e realizada de forma totalmente digital.

O Dolby Prologic II é uma implementação mais moderna do Dolby Prologic que processa qualquer sinal estéreo em cinco canais separados com resposta em frequência sem limitações, ou seja, a limitação em altas frequências do Dolby Prologic original foi superada.

O Dolby Prologic II também decodifica os 5 canais de fontes estéreo codificadas no tradicional Dolby Surround de 4 canais. Ele inclui uma lógica de direcionamento avançada para melhorar um pouco mais a separação entre canais, melhorando o desempenho do sistema, de forma que se nota uma expansão sonora maior.

O Dolby Prologic IIx pode decodificar um sinal estéreo de dois canais ou o Dolby Surround ou ainda o Dolby Digital 5.1 e convertê-los em sinais surround de 6.1 ou 7.1 canais. Há modos para filme, música e videogame.

O Dolby Pro Logic IIz é baseado no Prologic IIx, e adiciona uma componente de áudio na vertical, criando canais frontais superior esquerdo e superior direito, acima dos canais frontais, expandindo um sistema 5.1 para 7.1 ou um sistema 7.1 para 9.1 canais.

Ele identifica e decodifica traços de sinais que possuem orientação espacial que ocorrem naturalmente em gravações e estão presentes na informação codificada e direcionam estes sinais para os canais frontais superiores.

Exemplos típicos dessa capacidade de identificação são sons que ocorrem na natureza, como vento e chuva.

Deixe um comentário