Os principais formatos DTS (empresa que se chamava anteriormente Digital Theater Systems) são:
- DTS Neo:6 e DTS NeoX;
- DTS 5.1, DTS ES Matrix, DTS ES Discrete e DTS 96/24;
- DTS-HD High Resolution Audio, DTS HD Master Audio.
O DTS Neo:6 é o equivalente direto do Dolby Prologic II e IIx, enquanto o DTS NeoX é um competidor do Dolby Prologic IIz. Já o DTS 5.1 é o equivalente direto do Dolby Digital 5.1, o DTS-ES é o competidor do Dolby Digital EX e o DTS 96/24 é um formato usado em SACD (Super Audio CD), um formato de CD em alta resolução.
As versões mais novas do DTS são DTS-HD High Resolution Audio e DTS HD Master Audio.
Vamos, a partir de agora, apresentar rapidamente quais as características básicas dos diversos modos surround, começando pelos formatos Dolby de primeira geração, que são os Prologic, Prologic II, Prologic IIx e Prologic IIz.
Os formatos Dolby Prologic
O formato Prologic é a forma mais antiga de surround sound. Todos os formatos fazem a adaptação de fontes de sinal estéreo para os formatos surround e também adicionam canais extras em fontes surround.
O Dolby Prologic foi originalmente criado para decodificar trilhas sonoras codificadas com Dolby Surround. O Dolby Surround/Prologic é baseado em uma tecnologia de codificação/decodificação matricial analógica.
Com o Dolby Prologic, na criação da trilha sonora, quatro canais surround são codificados matricialmente formando um sinal estéreo comum. Um decodificador Prologic no lado receptor decodifica o som estéreo de volta em quatro canais separados (Esquerdo, Direito, Central e Traseiro).
O canal traseiro tem uma limitação de reprodução em altas frequências da ordem de 7 kHz e é mono. Normalmente as caixas surround são duas e ligadas em série, formando um sistema de cinco alto-falantes com apenas quatro canais.
Importante notar que sistemas estéreo que não possuem decodificador Dolby Prologic conseguem reproduzir o sinal recebido como um sinal estéreo tradicional de forma totalmente transparente.