Surround Sound – I

É importante frisar que todas essas empresas não produzem equipamentos para venda, mas simplesmente vendem sua propriedade intelectual (ou seja, sua tecnologia proprietária de surround sound) para terceiros. 

Adicionalmente aos formatos licenciados, os receivers têm uma série de modos de processamento chamados de modos DSP.

O termo DSP advém de “Digital Signal Processing”, ou Processamento Digital de Sinais, que é o nome da técnica de manipulação de sinais no domínio digital e se confunde também com os microcontroladores dedicados a este processamento, também chamados de DSP ou Digital Signal Processors (Processadores de Sinal Digital).

Os DSPs, por si só, têm uma série de características específicas, como por exemplo, o número de núcleos, a velocidade de clock e o tamanho da palavra em bits (por exemplo, 32 ou 64 bits), tal como os microprocessadores do mundo do PC.

Este assunto, por si só, já seria suficiente para um artigo específico, mas não iremos abordá-lo, pois o que interessa hoje em dia são os recursos que os DSPs proporcionam ao usuário. É importante notar que os modos DSP são processados pelo mesmo processador digital de sinais que é responsável pelos sinais Dolby, DTS ou outro formato proprietário.

Os modos DSP podem ser somente modos específicos, como os ajustes pré-equalizados (modos rock e jazz, por exemplo), até modos de que tentam sintetizar a ambiência de locais como salas de concerto, igrejas, clubes de jazz e assim por diante.

Há também modos que criam canais surround através de processamento DSP, que não se enquadram em nenhum dos anteriores. Todos esses modos, geralmente, são desenvolvidos pelo fabricante do receiver ou processador e são direcionados para o processamento de sinais estéreo, recriando a ambiência desejada através do processamento digital.  Portanto, há grande variação de fabricante para fabricante.

Caso o leitor tenha interesse nesses modos adicionais, não há alternativa senão ouvi-los antes de comprar o produto, pois como não há padronização, a qualidade final varia muito.

O autor já ouviu modos DSP que produzem efeitos bastante agradáveis, mas também já teve a oportunidade de ouvir modos não tão bons. Enfim, nesse caso, tudo depende do gosto pessoal de cada um.

Deixe um comentário