Há, também, produtos sendo oferecidos com 11.1 canais. Dependendo da quantidade de canais do receiver, há formatos de decodificação adicionais disponíveis.
Antes de entrar direto no assunto, vamos falar sobre como o sistema multicanal faz uso do conceito de gerenciamento de graves. Como regra básica, os sons graves são direcionados somente aos alto-falantes que possuem a capacidade de reprodução de sons graves. Assim sendo, caixas acústicas frontais de tamanho maior podem receber os sons graves e podem ou não ser auxiliadas por um subwoofer (apesar de que, na prática, temos visto constantemente a adição do subwoofer, mesmo com caixas capazes de reproduzir graves).
Já caixas acústicas pequenas necessitam que se efetue um corte nos sons graves para que elas não distorçam e evitar que elas se danifiquem. Neste caso, toda a tarefa de reprodução de sons graves é deixada ao subwoofer.
O canal LFE (Low Frequency Effects – ou Efeitos de Baixa Frequência) é o canal de graves onde está gravado o conteúdo de baixa frequência em programa multicanal e é, na realidade, o .1 do descrição 5.1 ou 7.1. Esse canal é decodificado pelo receiver ou processador, e enviado ao subwoofer após processamento e posterior gerenciamento de graves. Dependendo dos ajustes realizados, ele pode ser enviado somente ao subwoofer ou também pode ser adicionado aos canais frontais, se os alto-falantes frontais forem classificados como “large” (grandes).
Em resumo, o gerenciamento de graves de seu receiver permite tomar as decisões sobre o sinal LFE decodificado da fonte de sinal. Em Home Theater, a via Subwoofer (chamada por alguns de LFE) é usualmente disponibilizada como um sinal em nível de linha, de forma que os subwoofers necessitam ter seus próprios amplificadores, que, usualmente, são embutidos na parte traseira dos mesmos. Essa decisão trouxe ao mercado uma gama nova de produtos, que são os subwoofers ativos.
Os formatos principais de surround são o Dolby e o DTS. Como será apresentado, podemos separar os padrões Dolby e DTS em gerações. Outros players no mercado são o THX e a Audissey.
O THX, originalmente, não era um formato surround, mas sim um programa de certificação de cinemas e posteriormente de produtos para Home Theater, de forma que um produto que ostenta uma certificação THX possui um conjunto de características que está de acordo com as especificações mínimas dessa tecnologia e, portanto, há uma garantia de um nível mínimo de qualidade. Posteriormente, a empresa THX criou também modos surround. A Audissey é um competidor mais recente e oferece uma série de tecnologias para uso em Home Theater.