– Estamos em época de sumiços… Em uma sumiu o Netflix… Nessa some tudo…
– Retire a placa da fonte, Toninho. Quero examinar a parte inferior com mais atenção!
– Veja antes os parafusos da “Main”. Qualquer falha de aterramento pode acarretar falha no funcionamento do TV.
– Hum… Acho que tenho uma pista, mas vou tentar algo, antes de dizer que já sei quem é o culpado. Deixe comigo… Se tudo der certo, explico para vocês! Só uns quinze minutinhos.
Claro que demorou um pouco mais, porém dali a pouco o televisor foi religado e aí…
– Como dizia aquele personagem de história em quadrinhos: “O Aranha ataca novamente”!
– Conte aí, Carlito. Vamos lá!
– Quando Toninho falou em mau contato, me veio uma ideia: Verificar todos os pontos de conexão. Com o voltímetro, andei medindo a tensão entre a saída dos cabos e as trilhas antes dos conectores. Qualquer tensão, mesmo da ordem de alguns milivolts indicaria um problema de contato.
– E aí aposto que não encontrou nada de errado!
-Pois é, Toninho! Até a hora em que olhei bem para os pinos e aí deparei com os pinos da saída de 12 Volts mais escuros que os demais, que estavam bem brilhantes. O conector dos 5 Volts também tinha sinais de aquecimento. Quando fui observar o próprio conector fêmea, ligado aos cabos, verifiquei que o plástico branco estava com sinais de aquecimento, justamente nas saídas de 12 Volts.
E o que foi feito?
– Para tirar a teima, liguei um fio amarelo na linha de 12V e um vermelho, na linha de 5 Volts, externamente àqueles do conector.
– Então está consertado!
– Não, Toninho… Não posso deixar desse jeito! Vá que algum técnico pegue este televisor e encontre esses dois fios? O que ele vai pensar?
– Está pensando em trocar o cabo, Carlito? Esse TV não é tão novo assim! Onde vai arrumar um chicote de ligações igual a esse?