Substituição do circuito integrado RC4136

Diafonia (“crosstalk”) a 1W/8Ω

Fizemos novamente as medições de distorção e geramos a tabela a seguir, com algumas delas.

É nítida a melhora da resposta em frequência, e há ganho também na diafonia. As distorções, particularmente em níveis distantes do ceifamento, são muito melhores com o NJM.

Concluímos que a modificação apresenta ganhos, e alguns bem significativos, nas características técnicas do pré-amplificador do AC 500, entretanto, mesmo os valores anteriores não podem ser considerados ruins, para o projeto e para a época.

Interessante notar que as especificações com o NJM4580 se aproximam daquelas listadas no panfleto da Cygnus, o que não ocorre com o RC4136.

Onde essa modificação deve apresentar grandes ganhos é na entrada de fonocaptor (toca-discos), onde, com alto ganho e propensão à captação de ruídos, o NJM, ou o TL, devem se sair bem melhor do que o RC4136.

Também, outros equipamentos discretos que usem esse integrado, como prés e equalizadores, podem apresentar ganhos de qualidade ainda maiores, pois, no AC 500, medimos as características globais, e, sabemos, a maior parte das distorções e ruídos são gerados no estágio de saída, normalmente.

Trata-se, então, de escolha do proprietário, pois há um custo envolvido, apesar de baixo, e talvez a percepção subjetiva seja importante para alguns.

E ficamos por aqui.

Até a próxima, feliz Natal e boas entradas em 2025!

Deixe um comentário