Sistemas Estéreo ou Multicanal?

Mas devemos levar em conta que um bom receiver tem custo elevado e, como possui muita tecnologia digital, ele fica obsoleto tão rapidamente como um computador. Ou seja, ele estará desatualizado em um prazo muito curto, entre dois e cinco anos.

Os receivers sofrem revisões constantes de padrões HDMI, USB, formatos de surround, capacidade de conexão à Internet e uma série de outros desenvolvimentos que com certeza desvalorizarão seu investimento num prazo muito curto.

Por causa disso, e de algumas outras considerações que foram vistas nesta série de artigos, uma solução bastante comum é usar um receiver ou um processador digital para a decodificação e condicionamento dos sinais e amplificar alguns ou todos os canais em um amplificador de potência separado.

Um amplificador de potência separado de alta performance para os canais frontais ou para todos os canais apresenta várias vantagens. Podemos citar algumas delas: maior potência e dinâmica, aliada a melhora significativa da performance geral do sistema, tornando-o mais adequado para a audição de música, e também torna o investimento em amplificadores menos susceptível à obsolescência. Amplificadores evoluem mais lentamente que o processamento digital de sinais dos receivers e processadores.

Caso seu orçamento permita, vá direto para uma solução que considera um processador multicanal separado de qualidade. Existem excelentes amplificadores disponíveis no mercado para a tarefa de amplificação, com 2, 3, 4 ou 5 canais em um único  gabinete.

Continuando com nossa discussão, os sistemas de caixas acústicas para home-theater são vendidos, em sua maioria, para o formato 5.1 canais, com falantes que devem ser colocados na parte frontal da sala de audição em 3 posições (esquerda, centro e direita) e mais duas caixas surround  na parte traseira.

Um subwoofer complementa o sistema, geralmente colocado à frente do ouvinte.

Sistemas mais completos, com 7.1 e 9.1 canais, que adicionam mais caixas laterais e traseiras ao sistema, também são opção, e se tornaram mais populares.

As caixas acústicas variam muito em qualidade, principalmente em sistemas multicanal. Não iremos aqui falar em sistemas com satélites, que são bastante populares nos sistemas “Home Theater in a Box” (aqueles sistemas que são vendidos completos em uma única caixa), pois estes não oferecem qualidade mínima para serem enquadrados como algo de performance superior.