Sistema de Energia Solar Para Radioamadores

Para sua tranquilidade, os controladores de carga são programáveis e muitos vêm de fábrica com uma programação padrão de tensão de carga, tensão de flutuação e tensão de corte, evitando que a bateria se descarregue até um limite perigoso.

Anteriormente, usamos como exemplo um controlador barato que pode ser adquirido pelo Mercado Livre por menos de 100 Reais. O fornecedor nos informou que pode ser ligado uma carga de até 10 ampères nos conectores “load” ou carga.

Normalmente, as pessoas usam essa saída para ligar lâmpadas LED de baixa potência, também de 12 volts. Usando essa saída, o consumo é monitorado pelo controlador e também irá desligar as cargas conectadas quando a tensão da bateria cair perigosamente.

Você deve verificar esses parâmetros ao adquirir um controlador. Pela corrente informada do fabricante, poderíamos ligar um rádio Faixa do Cidadão diretamente no conector “carga”, mas tivemos uma surpresa nada boa com nosso aparelho “azulzinho”: havia ondulação na tensão de saída, indo de 12 volts a quase 14 volts.

Alguns técnicos nos informaram que essa “ondulação” é necessária para carregar a bateria, mas sabemos que em modelos de qualidade a tensão fornecida é muito estável.

ONDE LIGAR O RÁDIO DE MODO SEGURO?

Muitos que leram o artigo comentaram que deveria ser ligado tudo direto na bateria.

Mas tem um problema aí: durante a geração de energia (placa fornecendo corrente) a tensão nos bornes da bateria é bem alta, ou seja, a tensão é aquela padrão para o seu carregamento.

Se for usar o rádio durante o período noturno, esse inconveniente não ocorrerá, pois o painel não gera energia e o controlador só atuará a saída de carga.

Se você utilizar um bom inversor (ou inverter) de tensão senoidal verdadeira, poderá ligar sua fonte tradicional, de 127 ou 220 volts.

Veja que a corrente de saída da fonte é contínua, mas a corrente de entrada é medida em corrente alternada. A etiqueta da fonte indica isso. Basta dar uma olhada no fusível de entrada e você terá uma noção da corrente CA.

Um inversor de “onda modificada” que às vezes os chineses grafam como “onda senoidal modificada”, não tem nada de senoidal pura. A tensão aparece com a senoide “serrilhada”, o que não é nada saudável para certos tipos de equipamentos.

Obviamente, os inversores de onda senoidal pura “de verdade” são muito mais caros que os de onda modificada.

Deixe um comentário