Sistema de Energia Solar Para Radioamadores

Algumas considerações sobre nosso sisteminha solar de emergência. Neste exemplo, off grid, ou seja, nada está conectado a instalação elétrica de sua casa, mas se você pensa em fazer um sistema híbrido conectado na rede, você DEVE ter a consultoria de uma empresa especializada.

MATERIAL UTILIZADO

■ Painel solar de 150 ou 155 Watts, de 18 VCC (tensão em aberto) por 8,5 ampères. Na realidade, este painel é considerado um de 12 volts. Tem painéis que fornecem maior tensão, para sistemas on grid.

■ Controlador de carga PWM de 30 ampères. Poderia ser usado um de 20A. O ideal seria um MPPT de 30A para maior eficiência.

■ Inversor de onda senoidal pura, entrada de 12 volts e saída de acordo com sua necessidade, podendo ser 127 ou 220 volts alternados. É na saída dele que você liga seus aparelhos ou eletrodomésticos, respeitando o consumo e a corrente da bateria.

Neste esquema, o inversor deverá ter uns 500 watts reais. Você pode aplicar a Lei de Ohm e calcular em watts o consumo de seus aparelhos e converter em corrente. Neste sistema, você pode consumir energia da bateria enquanto a placa gera eletricidade, mas, durante a noite, sua bateria deve estar dimensionada para fornecer a corrente que você precisa. Deve-se calcular de um modo que ela não descarregue abaixo de uma tensão prévia, como, por exemplo, 11 volts, senão você perde a bateria rapidinho.

No total, seus aparelhos não devem consumir mais que 150 watts. Veja que você está usando uma bateria de apenas 100 ou 150 amperes e isto limita muito o tempo que seus aparelhos, ou rádios, ficam ligados. Existem wattímetros que calculam o consumo de eletrodomésticos em Watts. Nos vídeos do Luciano Batista há informações sobre seu funcionamento e os cálculos de consumo.

■ Disjuntor VCC para a bateria/controlador 25A

■ Disjuntor VCC do painel solar/controlador 16A

■ Disjuntor VCC entre a bateria e Inversor 32A

■ Disjuntor VCA entre a saída de 127/220 e a tomada, de 4 ou 2 ampères respectivamente

■ DPS DC de 40KA (não mostrado em nosso sistema mas recomendável)

■ Hastes de cobre para aterramento (não mostrado no nosso sistema, mas recomendável) de 1,5 metro cada. Pode-se usar umas três hastes. Pesquise sobre aterramento para não ter dores de cabeça em caso de queda de raio em seus painéis, se forem instalados sobre a casa ou ao ar livre de modo permanente.

■ Fios preto e vermelho grossos, de cobre ou alumínio. As bitolas estão indicadas nos desenhos.

■ Ligação curta entre a bateria e o controlador/inversor

Deixe um comentário