O PL-530 teve muito boa aceitação pelo mercado na época de lançamento e até hoje continua sendo um ótimo reprodutor de discos de vinil, com boa procura nas lojas e sites especializados em áudio vintage. Seu design lembra bastante o DD-1 fabricado pela Gradiente na mesma época, com diferença na base (plinth) do Pioneer, que é em padrão walnut.
Há alguns anos adquiri um exemplar desse aparelho pensando em fazer uma restauração. Embora o proprietário tenha me informado que estava funcionando, o estado geral dele era péssimo, como pode ser visto na imagem a seguir.
Para testá-lo troquei o headshell pois a cápsula (original) estava com a agulha gasta. Para minha surpresa ele reproduziu os discos normalmente, tanto em 33 quanto em 45 rpm, embora apresentasse aquele ruído típico de aterramento ruim. Os problemas observados no teste foram os seguintes:
- Tampa com muitos arranhões, sendo que alguns eram relativamente profundos.
- Base (plinth) completamente estufada.
- Painéis de alumínio, knobs, chaves, prato e demais componentes externos bastante encardidos, com serigrafia gasta em alguns pontos.
- Parafusos oxidados ou ausentes.
- Pés quebrados.
- Chaves e conectores com mau contato e/ou desgastados.
- Sistema de braço e cápsula completos, mas bem sujos, agulha gasta e os cabinhos rompidos.
- Internamente parte da estrutura metálica estava boa, mas alguns pontos apresentavam ferrugem.
- O mecanismo de retorno do braço estava desregulado.
- O sistema de lift estava sem nenhum amortecimento e o braço caia rapidamente sobre o disco.
Grande Alfredo, excelente trabalho de restauração!!!! Sei o quanto este tipo de serviço é trabalhoso e requer uma alta dose de paciência e carinho, mas o resultado sem dúvida alguma nos faz muito bem. Grande abraço, Tonhão.
Olá Tonhão, agradeço as palavras de incentivo. Você é uma das pessoas que me inspira nessa atividade. Valeu!!!
Grande abraço!!!