A tampa apresentava muitos arranhões e dois eram bem profundos. Para tentar melhorar seu aspecto utilizei uma técnica adotada na restauração do acrílico de carenagens de motocicletas que vi no programa “Mestres da Restauração”, além de alguns vídeos disponíveis no Youtube. Antes de começar o processo foi necessário isolar a placa com a logomarca da Pioneer, no centro da tampa, para não estragar a serigrafia. Utilizei uma fita adesiva de baixa aderência (crepe).
O processo de lixamento do acrílico merece todo cuidado. Deve-se colocar a tampa sob água corrente e com uma lixa de numeração baixa (grossa) ir lixando bem devagar apenas nos riscos mais fundos até que eles fiquem praticamente imperceptíveis, dependendo da profundidade. Depois passamos para lixas de numeração mais alta (finas) até dar o acabamento.
A passagem da lixa deve ser feita com o máximo de cuidado, movimentando-se de forma circular, de forma que tanto o sentido horizontal quanto o vertical da superfície sejam tratados. Antes de fazer esses procedimentos na tampa eu fiz testes em um pedaço de acrílico e funcionou.
Grande Alfredo, excelente trabalho de restauração!!!! Sei o quanto este tipo de serviço é trabalhoso e requer uma alta dose de paciência e carinho, mas o resultado sem dúvida alguma nos faz muito bem. Grande abraço, Tonhão.
Olá Tonhão, agradeço as palavras de incentivo. Você é uma das pessoas que me inspira nessa atividade. Valeu!!!
Grande abraço!!!