3. Simulando a Caixa Acústica Refletora de Graves, Processada por Filtro IIR.
Filtro de frequência passa-faixa é a forma de restringir a banda passante útil da caixa a uma região de pressão acústica mais linear, elevada e o deslocamento do cone do alto-falante a nível não destrutivo.
Os filtros podem ser construídos de forma analógica, onde o resultado desejado é obtido pela configuração do circuito e o valor dos componentes eletrônicos, ou digital, onde o resultado será de algoritmos matemáticos, calculados por DSP, do tipo IIR (Resposta Infinita ao Impulso), ou FIR (Resposta Finita ao Impulso).
Nas regiões de interesse, algoritmos IIR e FIR podem ser ajustados para apresentar características de amplitude e fase idênticas aos de filtros analógicos, se utilizada quantização mínima de 96KHz. Abaixo, diferenças começam a ser proeminentes nas frequências altas, na região acima de 10KHz, agravando-se de acordo com a diminuição da quantização, mas não exploraremos esse efeito.
Ao restringir a banda passante da caixa refletora de graves por filtro passa faixa Butterworth, IIR, 48dB/Oitava, corte inferior de 100Hz e superior de 1KHz (adotou-se tal filtro para salientar efeitos), os resultados das mesmas simulações serão: