A rotação de fase em um sistema não será prejudicial quando o atraso de grupo na região de interesse for pequeno (Fig. 2.3).
Picos de atraso de grupo geram instantes de modulação de frequência, queda no fator de amortecimento, perda de fidelidade e o consequente descontrole do cone do alto-falante.
Simulações no domínio do tempo podem facilitar ainda mais a compreensão das consequências do atraso de grupo. As formas padrão são a resposta ao impulso e degrau unitários (Fig. 2.4).
A resposta ao degrau ilustra melhor a existência de um filtro passa-altas, pela inexistência da componente CC, porém ambas são mais familiares aos engenheiros de desenvolvimento e não aos usuários.
Uma proposta, formulada neste trabalho, de ilustrar de maneira simples a resposta no domínio do tempo é simular como seria a reprodução de diferentes tons de onda senoidal com variação de frequências pelo sistema em estudo.
Sinais senoidais estão presentes em qualquer conteúdo de programa musical, são amplamente familiares a qualquer usuário ou profissional do áudio profissional, e, por isso, foram escolhidos.
O tom senoidal proposto consiste em regiões concatenadas de silêncio inicial, final e uma central de conteúdo. As características de ataque, sustentação e decaimento, impostas pelo sistema como um todo, são facilmente distinguidas nas devidas regiões.
Os gráficos simulam (Fig. 2.5 a Fig. 2.9) as formas de entrada, elétrica (Contínuo) e saída acústica da caixa refletora de graves (Traço).