As medições em trecho de programa musical serão
É incomparável a fidelidade de reprodução do sinal processado por algoritmo FIR. O resultado é visivelmente mais rico em detalhes.
7. Conclusão.
A primeira coisa que devemos fazer ao trabalhar com alto-falantes, caixas acústicas, e sonorização de ambientes é aprender a se contentar com pouco; existem muitos problemas e realmente poucas soluções.
A reprodução de conteúdo musical envolve uma infinidade de processos, cada qual com seus objetivos e consequências. Estamos caminhando cada vez mais rapidamente, impulsionados pela tecnologia, que proporciona não somente ferramentas para compreensão da física dos fatos, como também capacidade de transformar ideias mirabolantes em produtos reais, mas devemos buscar ir ainda além.
Os efeitos demonstrados nesse trabalho estão presentes em qualquer equipamento que utilize filtros que girem fase e não possuam métodos adicionais de controle dos mesmos.
Filtros analógicos, ou de algoritmo IIR, não estão com os dias contados, pois para todo problema existem sempre muitas soluções, neste trabalho foi abordado somente uma delas.
Apesar de todas as vantagens demonstradas nos gráficos, somente ouvidos bem treinados, em procedimentos de teste controlados, são capazes de distinguir diferenças, pois existem muitas outras variáveis não abordadas neste trabalho. Uma delas é a falta de memória auditiva do ser humano. No final, o resultado precisa ser sempre muito ruim para nos gerar incomodo.
O setor do áudio profissional segue tendências práticas por esses e outros inúmeros fatores, mas e a fidelidade?
Hoje distorção é somente a DHT (Distorção Harmônica Total), dinâmica virou vilão e baixo controle qualidade.
Até a próxima!