Rendemo-nos ao DDS!

Na foto abaixo, na banda dos 11 Metros, o seletor de canais indica os canais de telecomando e ainda mostra a frequência exata no frequencímetro. Um luxo!

A mudança de faixa, e outras funções, consiste em se empurrar o botão do seletor de canais. O seletor de canais original é substituído pelo conjunto completo do DDS, no caso um encoder. Por isso a mudança de canais ou de frequência é muito suave. Quem tem a mão dura deve treinar para atuar suavemente neste botão.

Aqui temos todo o potencial do DDS. Pressionando-se o botão, acionamos a banda de 28 MHz, com um S-meter digital e um frequencímetro com escalas de Hertz. Sintonizar aquela estação um pouco fora de frequência não será mais problema. Para isso, basta apertar brevemente o seletor de canais e o último dígito (Hz) ficará piscando. Se atuarmos na chave de canal, a frequência irá mudar com base nesta seleção. Mas se você apertar mais vezes, o sistema irá selecionar dezenas de Hertz, 1 KHz, 10 KHz e até 100 KHz. Facilita quando você está em 28.000 KHz e quer ir lá pelos 29.000 KHz. Não precisa ficar meia hora rodando o botão do seletor de canais.

ÁUDIO DE RÁDIO “BANDA CORRIDA”

Algo que notei no DDS é que a recepção do rádio em SSB fica muito boa, um pouco mais baixa que o normal do rádio antes da instalação do sistema. Mas tem um detalhe: a  chiadeira medonha do Mega Star some com o DDS, fica parecendo a recepção de um rádio banda corrida.

ONDE INSTALAR

O colega Marcos PT9-MD faz a instalação em sua oficina aqui em Dourados, próximo ao Trevo da Bandeira, na BR-163. A vantagem de deixar seu aparelho para a instalação é que qualquer problema que o rádio tenha ou alguma deficiência, será corrigido durante a instalação e calibração do DDS. Cada profissional usa um software próprio e o Marcos desenvolveu o seu sob medida.

Deixe um comentário