Ademir – PT9HP
Quando surgiu no mercado eletrônico o chamado DDS – Sintetizador Digital Direto, muitos ficaram encantados com o sistema e outros torceram o nariz, especialmente aqueles adeptos do “nunca mexer no rádio original”. Tem suas vantagens e desvantagens, mas posso comprovar que as vantagens são maiores.
A primeira vantagem é que se você tem uma coleção de rádios PX com 40 canais ou multicanais, sacrificar um para usar o sistema é plenamente aceitável. Se seu rádio está sem o famoso PLL original, tem limites para operar abaixo ou acima de 27 MHz, eu indico o DDS.
Posto abaixo algumas fotos e explico, por alto, o que é o sistema, afinal, nem todos os colegas são especialistas em Arduino e outras tecnologias “alienígenas”.
O DDS que foi instalado no meu Mega Star MG-97 pelo colega Marcos Delgado PT9-MD (MD Telecomunicações) aqui de Dourados e acabou por salvar o rádio que estava com problemas nas bandas de canais. A vantagem é que o aparelho, por ser multicanal, opera de 24 MHz até os 30 MHz, abrangendo a faixa de 12 e 10 Metros. A faixa de 11 Metros ficou filé, com indicação de canais, inclusive os de telecomando e um frequencímetro bem completo. A sintonia do rádio (clarificador) continua operando normalmente, mas agora bem melhor com a indicação dos Hz pelo frequencímetro.
Uma desvantagem que vejo, que na verdade todo rádio multicanal tem, são os apitos em determinados locais na banda de 10 metros, devido ao oscilador local do aparelho.