Recuperando Um Amplificador da Década de 1970

Esse conjunto – amplificador 303, pré 33 e sintonizador FM 3 – fez muito sucesso e o seu design era muito marcante, bastante fora do tradicional para a época. Eu, particularmente, achava muito bonito e arrisco-me a dizer que esse estilo “retrô-moderno” deve ser bastante procurado hoje em dias por decoradores e arquitetos.

Pois bem. No bate-papo, saiu uma daquelas “ideias malucas”, tipo “dá vontade de colocar um Quad dentro desse chassis do FBL”. O fato é que os circuitos são da mesma época, as fontes de alimentação têm mais ou menos as mesmas tensões  e a construção modular permitiria a colocação de um outro amplificador no FBL. A ideia não era tão maluca assim, no final das contas.

Com isso em mente, resolvi estudar melhor o Quad 303, que dispõe de vasta literatura e vários sites de fãs, com muita informação sobre ele. Foi fácil conseguir esquemas, leiautes, descrição técnica, sugestões de melhorias etc. Alguns oferecem, inclusive, upgrades para o equipamento.

Inicialmente, observei que o Quad utiliza fonte de alimentação estabilizada e provê isolamento do terra da fonte de sinal do terra dos estágios de potência por intermédio de um resistor de pequeno valor, ao contrário do FBL, mas isso não seria, a meu ver, um problema maior. Em um dos sites consegui o manual de serviço do aparelho e coloquei o esquema de sua etapa de potência no CAD. Escolhi uma das versões, a que me pareceu melhor.

Deixe um comentário