Seguiu estudando como autodidata. Comprava e lia livros e revistas sobre eletrônica. Ao mesmo tempo, continuava praticando experiências e montagens de bancada, além de trabalhar em uma oficina de reparações de receptores de rádio e televisão, onde também instalava rádios automotivos.
Aos 19 anos passou a trabalhar numa empresa italiana, fabricante de elevadores, localizada na Venezuela. Na mesma empresa já atuava o seu pai, Humberto de Pasquale, como técnico eletrônico. Do seu pai, Humberto, ganhou muitos livros e incentivo para o estudo, o que lhe impulsionou para o mundo da eletrônica. Na área de elevadores, Florentino de Pasquale atuou por 25 anos. Além do fabricante italiano, trabalhou também para uma empresa de elevadores finlandesa e outra espanhola.
Na Itália e na Finlândia se especializou na eletrônica de comando e controle, microprocessadores, eletrônica de potência, variadores de frequência, controladores de velocidade. Depois de alguns anos, com a experiência que foi acumulando, iniciou um empreendimento próprio de eletrônica para elevadores, em 1989. De lá para cá, a empresa já produziu mais de 1.200 sistemas de controle eletromecânico e eletrônico para elevadores. Mantém também um laboratório eletrônico para o desenvolvimento de novos produtos e para reparações em placas eletrônicas de elevadores.
Figura 10. O antes e o depois: para a recomposição do gabinete deste belíssimo Zenith Transoceanic A600, foi produzida uma tinta vinílica especial, que imita com perfeição o acabamento original. Além da restauração de toda a parte eletrônica do rádio, foi construída uma bateria “A” e “B”, de 1,5 e 90 V, para a alimentação do receptor. Era um aparelho para ser levado a qualquer parte do mundo, pesando 10 kg, mas, com as baterias novas, o “portátil” pesa, agora, 23 kg!
Atualmente é uma empresa familiar, denominada Inv. FDP Electronica, C.A. (Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100066619024740 ; Instagram: @fdpelectronica), dirigida pelos dois filhos, engenheiros, onde Florentino de Pasquale permanece como assessor e conselheiro.
Isso tornou possível que Florentino De Pasquale se dedique às reparações e restaurações, principalmente de rádios e outros equipamentos eletrônicos dos velhos tempos.