Rádios valvulados antigos captavam melhor as ondas curtas?

O assunto dos ruídos interferentes, como se vê, é bastante amplo e precisa ser melhor esclarecido. As publicações técnicas e de engenharia, não apenas os radioescutas, têm um papel fundamental na discussão do tema da poluição radioelétrica, pelo grande transtorno que causa a todos os consumidores.

Conhecendo os colegas: Florentino De Pasquale

“Saludos a amigos de ANTENNA y colegas de Brasil─ é o que parece expressar Florentino De Pasquale, na foto que nos enviou. É com grande prazer que o recebemos aqui nesta edição de “Conhecendo os Colegas”!

O talentoso restaurador e experimentador, Florentino De Pasquale, além de passar a ser leitor de ANTENNA é ativo participante do grupo brasileiro “Restaurando Rádios Antigos” da internet. É venezuelano, tem 66 anos e mora em Caracas. Tem quase meio século de experiência em eletrônica. Começou a estudar eletrônica em 1974, no instituto espanhol denominado “Escola de Maestria Industrial”, da cidade de Gijon, Asturias. Na Espanha, cursou a especialidade de “Eletrônica Experimental + Radio e TV”. Por questões familiares, teve que regressar ao seu país, Venezuela, pouco antes do final do curso, mas continuou ligado à eletrônica.

Figura 9: Rádio francês Ergos, modelo 681, de 1935 (à esquerda) e Philips B6X75A, holandês, de 1957, ambos restaurados à perfeição, não apenas na parte elétrica, mas também no gabinete, nos mecanismos de sintonia, elementos decorativos etc. Parecem saídos da fábrica ontem.

Deixe um comentário