Radiola AR 812: Restauração

Internamente, os knobs da sintonia acionam uma haste articulada, que move uma bucha de borracha, que por sua vez,  move os discos ligados aos variáveis. Muito provavelmente você encontrará (se encontrar) essas buchas endurecidas e quebradiças, mas a solução é simples: basta cortar pequenas seções de um tubo de borracha macia, cujo diâmetro seja adequado.

A manopla (alça) para transporte nos parece mais um mero enfeite, mas que vale a atenção. Não é possível confiar nela para suspender um rádio que pesa mais de vinte quilos se estiver com as baterias (e, por incrível que pareça, era chamado de “semi-portátil”). Coincidentemente, a alça do estojo das guitarras Gibson é quase exatamente igual à alça original, e pouca gente será capaz de dizer que é improviso (desde que sua cor seja marrom). Custa cerca de US$27.00 e pode ser encontrado na internet.

No mais, indico “Sonny” Clutter, mais conhecido como “Radiolaguy”, que orienta e atende muito bem quando o assunto é Radiola (www.radiolaguy.com).

O alto-falante que originalmente acompanhava o Radiola AR-812 (apesar de ser vendido separadamente) era o RCA UZ-1320, ou o UZ-1325 (conhecidos como goose neck), conforme claramente se vê em anúncios da época.

O mesmo circuito foi também utilizado nos Radiolas 24, 25, 26 e no Radiola Super VIII (de móvel), além de ter equipado algumas Victrolas e fonógrafos Brunswick (em modelos que tinham rádio acoplado).

Deixe um comentário