Marcelo Cipulo Almeida*
Se o Grebe MU-1 pode ser considerado o Rolls Royce dos rádios americanos dos anos 1920, certamente o RCA Radiola AR 812 é o Cadillac.
Lançado em março de 1924, resultou de uma simplificação feita por Edwin Armstrong, sobre sua própria invenção[1]. Os rádios super-heteródinos já existiam antes disso, sua origem remonta à primeira guerra mundial, mas eram comercialmente inviáveis, muito em razão do número elevado de válvulas, o que encarecia o projeto.
Mas, afinal, o que é um super-heteródino?
Em poucas palavras, trata-se de um circuito que mistura frequências, (ou seja, é heteródino) para converter um sinal recebido numa frequência fixa intermédia (IF), que pode ser mais convenientemente processada do que a frequência original. O receptor super-heteródino foi criado com o objetivo de reduzir os problemas do receptor de radiofrequência Sintonizada de então.
Heteródino ou Super-Heteródino?
Uma vez fui interpelado por um técnico que me disse: “não existe super-heteródino”, é sempre heteródino. Ele não me revelou onde viu isso e não conseguiu sustentar sua versão, que, afinal, estava errada.
* Advogado, restaurador e colecionador de receptores históricos
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[1] A heterodinagem foi descoberta, na verdade, por Reginald Fessenden em 1905, para tornar mais audível os sinais do rádio telégrafo.