Em cada uma das opções é mencionada uma informação importante – a frequência de corte, 2MHz ou 4MHz e a frequência central – 4MHz, 3MHz e 5MHz.
Agora observe o gráfico da direita, no qual é mostrada a saída do filtro no analisador de espectro e nele vemos apenas três frequências – 2MHz, 3MZ e 4MHz.
Resolver questões de concurso exige, por parte do candidato, além de conhecimento do assunto, é óbvio, um pouco de “esperteza” para ser o mais rápido possível.
Olhando as opções oferecidas vemos que a letra B é a única que menciona 3MHz como frequência central que é justamente a que aparece no centro do gráfico.
Bingo! A resposta correta é letra B.
Analisada e respondida a questão deixada no artigo anterior, passemos ao tema do mês, em que faremos uma breve explanação sobre os dois principais tipos de tecnologias de analisadores de espectros encontrados no mercado atualmente.
Para “aquecer seus neurônios” veja a fig.1, obtida em um paper da HP, de 1997, que ajuda a fixar a diferença entre a representação de um sinal no domínio do tempo e no domínio da frequência.
Fig. 1 – Representação de um sinal no domínio do tempo e da frequência