Python – IV

Vejamos mais uma demonstração de uma das bibliotecas Python, talvez a mais requisitada pelos desenvolvedores Python para gerar gráficos: a biblioteca matplotlib. Veja a tela Colab a seguir.

Na primeira linha importamos como plt o módulo pyplot() de plotar gráficos da biblioteca matplotlib. Depois mandamos plotar na forma de barras, diretamente do dataframe df_1, os preços dos componentes. Não se assuste, isso é só uma degustação, todas essas bibliotecas ainda vamos ter a oportunidade de estudá-las mais a fundo nos trabalhos futuros.

Uma biblioteca bastante interessante é a yfinance, uma ferramenta de código aberto que permite baixarmos os dados de negociações de preços e volume das ações nas bolsas de valores ao redor do mundo. Esses dados são apanhados diretamente do site da yahoo!finance. Se uma biblioteca não faz parte do conjunto padrão da linguagem Python, antes de importá-la precisamos instalá-la no nosso PC. É o caso da biblioteca yfinance e grande maioria das bibliotecas de finanças e científicas. Conforme formos avançando em nossos experimentos com Python, iremos mostrar como instalar e importar partes ou toda uma biblioteca para o nosso PC. Veja na tela a seguir como se comportaram os papeis da Petrobras nos primeiros meses deste ano.