Vamos então criar um dicionário em Python para guardar somente 6 dos componentes do circuito da nossa fonte chaveada. Veja na tela do Colab abaixo. Demos o nome de smps ao nosso dicionário, e, entre suas chaves, colocamos as informações correlacionadas em pares, separados por vírgulas.
Veja que smps é um dicionário Python onde guardamos a identificação de cada componente no diagrama elétrico e seu correspondente valor ou tipo. Aqui, cada item do dicionário é formado por um par key:value (chave:valor). Os elementos de cada par são separados por dois pontos (‘:’). No nosso dicionário smps o primeiro par é ‘Q1’:’MJE13001’, o último é ‘C3’:’100uF’.
Podemos listar os nomes de todas as variáveis (as chaves) de nosso dicionário smps com o método keys() do dicionário Python: smps.keys(). Para conhecer somente os valores guardados nessas variáveis usamos o método values(): smps.values(). Se queremos saber tudo o que existe no dicionário, usamos o método items(): smps.items().
A chave é o nome da variável simples dentro da variável composta; valor é… o valor guardado nessa variável simples. No dicionário smps criado acima, as chaves são os índices, os nomes das variáveis simples, que vem antes dos dois pontos (‘:’); os valores das variáveis vêm depois dos dois pontos.
Depois de criado o dicionário, digamos que queremos saber somente o valor de alguns componentes e depois incluir mais um que não estava listado. Veja a tela Colab a seguir.