Python III

Uma vez criada uma tupla, seus elementos não podem ser mudados, ou seja: não podemos adicionar outros itens ou remover qualquer um deles. Por segurança nas informações, usamos tuplas quando não queremos que nenhum dado nelas armazenados sofra qualquer mudança por outras partes do nosso script. Agora, veja só que interessante: vamos declarar duas variáveis var_1 e  var_2 de duas formas, atribuindo-lhes o número inteiro 10:

var_1 = 10

var_2 =10,

A diferença entre as duas declarações é somente a vírgula depois do valor atribuído à variável var_2. A primeira é uma variável simples; a segunda é uma tupla com um só elemento. Experimente digitar no seu editor de scripts o comando print(type(var_1)) e print(type(var_2)) para ver qual o tipo de cada uma dessas variáveis.

Mais adiante vamos entender tudo isso melhor.

LISTAS EM PYTHON

Listas (Lists em inglês) em Python são outro tipo de variáveis compostas. São estruturas de dados criadas como uma variável qualquer; e nelas guardamos, não um, mas uma coleção de diferentes objetos, como números, strings, outras listas, também tuplas e todo tipo de expressões matemáticas ou lógicas.

Pensemos numa lista de mercado: é uma estrutura lógica vertical onde anotamos todos os itens que precisamos comprar, um embaixo do outro. Nessa lista os itens são separados por linhas. As listas em Python são estruturas horizontais, onde os elementos nelas contidos ficam numa mesma linha, porém separados por vírgulas, como nas tuplas, mas delimitadas por colchetes (‘[‘ e ‘]’). Uma pequena lista de mercado poderia ser escrita como uma lista em Python, dessa forma:

lst_mercado = [ ‘feijão’, ‘arroz’, ‘batata’, ‘tomate’, ‘frango’ ]

Todos os 5 itens dessa lista lst_mercado estão dentro de colchetes e separados por vírgulas. Se não usássemos essa estrutura de variável composta, teríamos que criar 5 variáveis simples, uma para cada item da nossa lista. Podemos criar listas vazias, estruturas declaradas antecipadamente para posterior uso, que podem ser declaradas no Python de duas formas:

lst_0 = [ ]                      #usando colchetes sem nenhum dado

lst_0 = list()                   #usando o método list() da linguagem

Deixe um comentário