No script, o filtro da linha 6 só deixa passar os números inteiros maiores que 5 e menores ou iguais a 9. O filtro da linha 8 deixa passar o número 10 e aqueles maiores que 2. Ficam de fora dos filtros os números 1 e 2.
Vimos de forma ainda muito resumida que o controle de estrutura if…elif…else, também chamado de estrutura, ou declaração condicional, é utilizado para executar um bloco de comandos somente se, estabelecida uma certa condição, esta for atendida, se ela se mostrar verdadeira; e executar um outro bloco de comandos se essa condição não for atendida, se ela for falsa. No decorrer dessa nossa série sobre experimentos com Python vamos ver o quão versátil é esse controle quando estivermos desenhando scripts mais complexos.
TUPLAS EM PYTHON
A Física Newtoniana sempre nos ensinou que dois corpos não podem ocupar um mesmo espaço físico. Essa asserção nos parece óbvia se concluímos que a matéria bruta é constituída por montagens inteligentes de átomos, que se combinam espacialmente mas não se entrelaçam nunca. Essa individualidade atômica vem de uma força maior que mantem essa estrutura atômica: a interação das forças e torques das principais partículas que formam o núcleo (prótons e nêutrons) e, ao seu redor, dos elétrons em suas órbitas elípticas.
Nessa linha, não poderíamos guardar diferentes valores numa única variável, num mesmo espaço em uma memória física semicondutora dentro de um computador. Mas parece que existem coisas que não seguem à risca esses preceitos da Física Clássica; existe algo como superposição de estados.
Bom, os parágrafos acima foram somente uma provocação quântica ao leitor, para falarmos de uma estrutura de dados na linguagem Python conhecida por Tupla (ou tuple em inglês), onde em uma só variável podemos guardar vários valores. Só que aqui o Python cria espaços físicos na memória do computador para conter todos os valores declarados. Vejamos a tela abaixo.