Python III

Onde <expressão> é a condição que precisa ser verdadeira para que os comandos 1 a 3, indentados no controle if, sejam executados.

Vamos deixar de conversa e partir para os experimentos?

No script do Prediction Game que mostramos na parte II dessa série de artigos, usamos o controle if para comparar o número gerado randomicamente, correspondente à face virada para cima de um dado virtual, com aquele ‘adivinhado’ pelo experimentador e, depois, para comparar sua performance com uma tabela de valores. Vamos aproveitar a linha do gerador randômico daquele script.

Abra seu Colab (ou seu interpretador Python) e vamos digitar os comandos mostrados na tela abaixo.

O controle de estrutura if no script acima nos diz que se o número inteiro de 1 a 10 gerado pelo módulo randint(), da biblioteca random do Python, é um número par, checando se o resto da divisão desse número randômico por 2 é zero. Se o resto da divisão for zero, o número é par, senão (else) o número é ímpar. Toda vez que executamos esse script, na tela primeiro veremos qual foi o número inteiro gerado (linha 4); de acordo com o resultado da expressão n_rand%2, na linha 6, uma das funções print(), nas linhas 7 e 9, será executada uma vez.  Após a execução do script, no exemplo dado, são mostrados o número 7 e a palavra ‘ímpar’.

Agora veja o quão elegante é a linguagem Python: podemos reescrever o script acima colocando o controle de estrutura if…else numa única linha. Veja na tela abaixo.

Deixe um comentário