Python III

Nessa tela iniciamos uma lista com dois elementos (0 e 1) e a ela vamos adicionando com o método append() a soma dos dois números anteriores por 10 vezes. 

A seguir, temos uma tabela resumida com algumas funções e métodos que já testamos com listas no Python:

insert() insere um novo item numa dada posição            #fibo.insert(0,’Fibonacci’)

remove()          remove um item da lista             #fibo.remove(‘Fibonacci’)

pop()                remove um item numa dada posição     #fibo.pop(-1)

len()                 retorna a quantidade de elementos numa lista    #len(fibo)

‘+’                    concatena duas listas numa única    #fibo + list(range(90,95))

min()               retorna o menor valor numérico na lista  #min(fibo)

max()              retorna o maior valor numérico na lista   #max(fibo)

sum()               retorna a soma de todos os valores numéricos na lista    #sum()

sort()                organiza os elementos da lista em ordem crescente   #fibo.sort()

reverse()          organiza os elementos em ordem inversa               #fibo.reverse()

count() retorna o número de ocorrências de um elemento   #fibo.count(1)


Fechamos esta parte III com um script bem simples que simula o conhecido jogo com moedas cara ou coroa.

Nesse script, o método choice() da biblioteca random retorna randomicamente um elemento da lista [‘cara’,’coroa’] na linha 5; e a função abs() na linha 13 retorna o valor absoluto da diferença entre o número de caras e coroas, ou seja, ela remove o eventual sinal negativo do resultado.

Até breve!

Deixe um comentário