Listas em Python é um tema muito interessante mas extenso; são muitos os métodos e funções disponíveis na linguagem para se tratar com seus itens. Lá na frente, veremos que podemos montar matrizes com listas de dados, os chamados dataframes. Vejamos mais alguns exemplos:
Nesse script, criamos na primeira linha uma lista com 10 números inteiros; nas duas linhas seguintes criamos duas variáveis, s1 e s2: uma para guardar a soma dos números pares e outra para guardar a soma dos números ímpares.
A essa estrutura dá-se o nome de list comprehension, algo como ‘compreensão de listas’ em português, no sentido de faculdade de conter em si; uma forma concisa de criar listas a partir de uma outra lista. Nos próximos capítulos dessa série de artigos, vamos ter a oportunidade de explorar bastante essa facilidade do Python.
CONCLUINDO
Leonardo Fibonacci foi um matemático italiano da cidade de Pisa que no século XII descobriu uma série matemática que leva seu nome, a série de Fibonacci, também conhecida por série áurea, que parece estar presente em muitas formas geométricas da natureza, do molusco marinho nautilus às galáxias no cosmos.
Nessa série cada número é igual à soma dos dois números precedentes. Vamos criar uma lista com Python com os 12 primeiros números da série de Fibonacci: