Python II

Nessa plataforma toda linha do script é numerada, como era na linguagem BASIC, para facilitar a depuração de erros de sintaxe e outros da linguagem, como veremos mais adiante. Experimente teclar ‘Enter’ e veja como novas linhas são adicionadas às já existentes. As opções nos menus acima e os ícones à esquerda da plataforma serão mostradas conforme formos evoluindo na criação de scripts. Por ora, somente precisamos saber que toda vez que clicamos em ‘+ Código’ um novo grupo de linhas será incluído na tela para entrada de códigos Python. À direita da tela temos alguns ícones para inserir um link para uma página web, abrir as configurações do editor, apagar um bloco de linhas e outras opções.  

Tudo pronto? Vamos começar testando no ambiente Colab alguns scripts vistos na primeira parte dessa série:

Em cada linha, entre com um nome para uma variável e lhe atribua um valor; na mesma linha, à direita, comente essa ação em um texto curto, logo depois do símbolo cerquilha (hash: ‘#’). No Python, qualquer caractere que venha depois desse símbolo é ignorado pelo interpretador. Para executar esse bloco de comandos com quatro linhas, clique no botão de execução, à esquerda, no círculo preto com um triângulo no meio. Um sinal de checked na cor verde deve aparecer à esquerda do círculo preto indicando que não ocorreram erros na execução. Clique em ‘+ Código’ e uma nova linha numerada surgirá, pronta para receber outros comandos em Python.

Podemos experimentar também a função que criamos para o circuito montado com portas lógicas AND, OR e NOT na primeira parte dessa série, testando-o como uma função Python, como mostrado na tela abaixo.

Logo depois, no Colab, chamamos essa função e passamos três argumentos (False, True, False) como parâmetros (A,B e C) para a função, que vão ser usados nas duas operações lógicas e cujos resultados serão atribuídos a duas variáveis internas: ‘x’ e ‘y’, nas duas linhas seguintes. As duas variáveis globais ‘X’ e ‘Y’ vão receber os valores das duas variáveis locais ‘x’ e ‘y’ que a função retorna.

Deixe um comentário