Python II

No primeiro exemplo a string (caracteres delimitados por aspas simples ou duplas) ‘Python’ é decomposta em suas letras, que são mostradas uma em cada linha. No segundo temos a função range() que é uma built-in function muito usada no Python. Ela retorna uma sequência de números inteiros de 0 até o último número passado como parâmetro, mas subtraído de 1; no exemplo, de 0 a 4. No terceiro exemplo, o objeto iterável é uma lista de itens. Listas são estruturas de dados da linguagem Python que veremos somente no próximo capítulo dessa série.

6- Montando um Conversor A/D Virtual

Vamos agora juntar todos os comandos até agora vistos para montar um circuito, em Python, de uma célula conversora analógica-digital. Veja a listagem do programa abaixo.

Logo que o script é executado, ele pede ao usuário que entre com o valor de uma tensão de referência, que será atribuído à variável Vref, para o comparador de tensão, aqui o laço while. Por default, a função input() retorna uma string, assim, na mesma linha, convertemo-la para um número fracionário. Também atribuímos o valor ‘0’ à variável Vin, a tensão analógica que queremos converter para digital.

Deixe um comentário