A modulação em PWM é obtida através da comparação entre uma onda triangular e uma tensão contínua, que pode ser variada, no presente caso, através de um potenciômetro. Se a onda triangular for aplicada na entrada inversora de um comparador e a tensão contínua na entrada não inversora, a tensão será aplicada à carga durante o tempo em que a tensão da onda triangular for menor que a tensão contínua (ton).
Durante o tempo em que a tensão contínua for menor, teremos a interrupção da tensão aplicada à carga (toff). A figura 2 ilustra o seu funcionamento. Vref é a tensão contínua aplicada no comparador. No caso deste projeto, as entradas foram invertidas em função da inversão provocada pelo “Schmitt Trigger” instalado na saída do comparador.

Para que as perdas no elemento comutador fossem reduzidas ao mínimo, assim como a sua dissipação de potência, o escolhido para esse papel foi o Power MOSFET do tipo IRFP4568, de fácil aquisição no mercado nacional e de baixo custo, cuja resistência em condução é muito baixa (apenas 5mΩ).