Os valores de s que anulam o denominador dessas funções da variável s são chamados de polos, já os valores que anulam o numerador são chamados de zeros dessas funções de impedância. Numa função de impedância usando a variável s, o valor da impedância vai ser o seu módulo quando s=j2πf. Os primeiros artigos dessa série apresentaram os efeitos dos polos e zeros quando aparecem numa função de ganho ou atenuação, por isso agora vamos usar apenas os resultados obtidos, da mesma forma que usamos quando discutimos os atenuadores das redes passivas de equalização.
Relembrando: numa função de ganho, A(s), os polos introduzem uma queda de 3dB na sua frequência característica, tendendo a uma queda de 6dB/oitava. Já os zeros têm comportamento oposto, introduzindo um aumento de 3dB na frequência característica e criando um aumento de ganho que tende a 6dB/oitava.
Nas impedâncias RC, Z(s), polos em CC (f=0) tornam a impedância infinita, ou seja, um circuito aberto, e significam um capacitor em série com o resto da impedância. Não existirão zeros para f=0, mas podem existir para f=∞ (frequências muito altas). Polos em frequências características (f=1/2πRC) vão multiplicar a magnitude ou módulo da impedância por √2 para circuito RC em série e vão dividir a magnitude da impedância também por √2 para circuitos RC em paralelo, para senoides com essas frequências.
Algumas Configurações de Impedâncias RC
Estrutura 1
Fig. 3