Projeto de Pré-Amplificadores RIAA – Parte XXI

Essa configuração vai ser capaz de uma relação sinal/ruído também de 75dB (sem ponderação) em relação a uma saída de 500mV, com ganho de 100 vezes ou 40dB@ 1kHz. Na simulação correspondente, foram inseridos no modelo equivalente de circuito SPICE os parâmetros de ruído do LM833, en e in, obtidos da folha de dados (datasheet).

O FET usado como J1 foi um LSK189A, um FET de baixo ruído da Linear com modelo SPICE disponível no LTSpice XVII, com um outro igual(J2), sendo usado como carga ativa para o seguidor de fonte J1. Vale observar que a configuração inversora de amplificação com opamp tem desempenho de ruído praticamente igual à da não inversora para ganhos maiores que 20dB ou 10 vezes.

Na figura 8, vemos a densidade de ruído na saída, com Rs=2k (simulando a resistência do enrolamento da capsula), ganho=100 vezes ou 40dB, e o ruído total entre 20Hz e 20kHz, obtido por integração da densidade de ruído, não ponderado:

Fig. 12

Cerca de 90µVrms, correspondendo a uma relação sinal/ruído de 75dB, praticamente igual a anterior…, mas, um argumento a favor dos FETs será o tempero de 2º harmônico que introduzem, o que pode ser interessante num ponto de pequena amplitude de sinal como a entrada desse pré-amplificador e, portanto, com baixa geração de harmônicos. Também não precisaremos nos preocupar com corrente de polarização circulando nos enrolamentos da cápsula e não precisamos dos eletrolíticos para evitá-la.

Deixe um comentário