Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVI

Portanto vamos ter duas fontes com retificação e três reguladores.

  1. O Retificador e o Regulador de +B


Aqui usei Mosfets capazes de suportar com folga a tensão retificada de 250 a 350V e cuja impedância de entrada infinita para CC facilita o projeto do regulador. A metodologia de projeto seguiu os passos descritos na série sobre fontes com reguladores lineares das edições anteriores.

Fig. 2

A dissipação do transistor MOSFET M1 vai ser, no máximo, de 3,3W para um pré-amplificador estéreo, com rede CA de 242V. Portanto, um dissipador adequado deve ser usado, mas não será muito grande.

2. O Retificador e Regulador de filamentos.

Para os filamentos, adotei a ligação em série em cada uma das 12AX7 (12,6V, 0,15A), sendo ligadas em paralelo as duas válvulas (uma de cada canal), usando 12,6V, 300mA, 3,8W (para os dois canais) no total.

Os filamentos das 3 válvulas 6DJ8 (usadas nos dois canais), também serão ligados em série, usando 18,9V, 365mA, 6,9W no total.

Para reduzir a dissipação de calor e permitir usar uma faixa larga de tensões de entrada, vamos usar reguladores chaveados, já disponíveis em módulos prontos e de fácil obtenção, usando o integrado LM2596, para obter os 12,6V e 18,9V. A frequência de chaveamento de 150kHz, bem distante da faixa audível, torna mais fácil filtrar e blindar a fonte, para evitar introdução de ruído no circuito por radiação ou condução.

Deixe um comentário