Descrição do circuito:
U1 e U2 são metades de uma válvula duplo tríodo de baixo ruído e alto ganho, uma 7025 ou 12AX7A.
Junto a R1, R2,R3, R4 e C1, formam um estágio amplificador SRPP, que tem ganho aproximadamente de µ/2, onde µ é o fator de amplificação da válvula, umas 50 vezes ou 34dB nesse caso.
Após o primeiro estágio de preamplificação, a rede RC formada pelos resistores R6, R7 e R8 e os capacitores C2, C3, C4 e C5 faz a equalização RIAA.
Em seguida, C6 e R9, mais U3 e U4, metades de uma válvula 6DJ8, 6922 ou ECC88, polarizada por D1 e D2, compõem o segundo estágio de amplificação SRPP e primeiro estágio do filtro passa altas de 3ª ordem.
O estágio descrito acima será completado pelo filtro de segunda ordem do tipo Sallen & Key, formado por U5, uma metade de um duplo tríodo de médio µ e baixa resistência de placa como U3 e U4 ligada como seguidor de catodo, em conjunto com a rede RC formada por C7, C8, R13, R19 e R14.
Usar os diodos na polarização do segundo estágio tem a vantagem de evitar a variação do ponto de operação ao aplicar o sinal, como num estágio com resistor de catodo desacoplado por capacitor, sem reduzir o ganho como num estágio com resistor de catodo sem desacoplamento [17].
Apesar da resistência dinâmica dos LEDs ser não linear, os valores de DHT serão bastante baixos (DHT<0,05% tipicamente).
Os estágios de amplificação SRPP possuem a alta impedância de entrada de um estágio em catodo comum e uma impedância de saída baixa, embora maior que a de um seguidor de catodo, o que permitiu usar valores menores nas resistências na rede de equalização, ajudando a obter níveis de ruído térmico bastante baixos.
Os resistores R5 e R12 servem para garantir a descarrega dos capacitores da rede de equalização e C7 do filtro passa altas ao desligar o circuito.
A resposta total será mostrada na tabela e no gráfico abaixo: