Voltando às associações de impedâncias…
Impedâncias também podem ser associadas em paralelo. Quando impedâncias são associadas em paralelo, a mesma tensão aparece sobre todas elas e as correntes fornecidas pela fonte de sinal se somam.
Capacitores
Capacitores oferecem um valor de reatância com fase -90° (corrente adiantada em relação à tensão), portanto não podem ser representados na mesma reta que os resistores. Podemos representar seus valores de reatância numa reta perpendicular à usada para os resistores, no sentido negativo.
Já vimos como se comporta a ligação em série de capacitores. Eles podem, ligados em série, realizar um divisor de tensão reativo.
Numa ligação em paralelo, a tensão é a mesma em todos os elementos, sejam resistências, reatâncias ou impedâncias. A fonte de sinal ou energia vai fornecer a soma das correntes que são absorvidas pelos elementos. É interessante observar que, na ligação em paralelo, o que acontece com a corrente nos elementos é o mesmo que acontece com as quedas de tensão nos circuitos em série (se somam) e o comportamento da tensão será o mesmo que o da corrente (igual em todos os elementos), no circuito em série.
Quando esse comportamento é observado, chamamos os circuitos de duais.