Fazendo um Diagrama de Blocos fica essencialmente assim:
Na entrada, temos a tensão da rede elétrica da concessionária local Uca e a corrente drenada da rede elétrica Ica.
Uca,na maioria dos casos vai ser senoidal, mesmo que com alguma distorção.
Ica, exceto quando houver um estágio de correção do fator de potência (PFC), ou filtro com indutância, não será senoidal, mas uma forma de onda com grande número de harmônicas da frequência da rede.
Isec e Usec correspondem à corrente e tensão no secundário de um transformador que funcione na frequência da rede.
Ifiltro e Uretif correspondem à corrente e tensão de entrada do filtro e tem uma componente contínua, UCC, e outra alternada, Ur.
Na saída do filtro teremos a tensão Uf, claro que se o filtro for apenas um capacitor, Uretif = Uf.
Ireg é a corrente drenada do filtro, que passa pelo regulador, quando esse existe, e é entregue à carga. Quando a carga é um circuito ativo, como um amplificador, Ireg tem um componente CC, Icc, e outros CA, esses com as frequências dos sinais amplificados e seus harmônicos.
Na saída do filtro, temos uma tensão Uf, que tem um componente CC, UCC, e um componente CA, que é resultado da superposição da ondulação Ur, devido à corrente ICC, e da queda de tensão sobre a impedância interna do filtro, devido aos componentes CA da corrente drenada pela carga, IL, que aparecem em Ireg. Quando só há como filtro o capacitor, Uf=UCC=UL.
Uma errata: faltou descontar a queda de tensão nos diodos retificadores, 1.4V para ponte retificadora, na expressão h) acima e em outras que determinam a tensão sobre o capacitor de filtro. Minhas desculpas!
Isso vai reduzir a dissipação também.
Corrigido, Álvaro! Obrigado!
Nossa que show de teoria, muito bom mesmo, obrigado.