Na simulação, é calculado um valor de 703mA rms para a corrente no secundário com Usec= 12,6Vrms. Uma parte da diferença deve-se ao intervalo de integração usado.
Observem a corrente com valores de pico de 2 A, causados pela carga do capacitor de filtro.
Para a corrente nos diodos, a simulação resulta em:
Resulta para o valor CC 195mA, aproximadamente a metade do consumo CC, inclusive o do regulador, como deveria ser para o retificador de onda completa, e para o valor rms ou eficaz, 624mA, bem próximo ao estimado.
Também se observa a corrente de pico na carga inicial do capacitor de filtro.
Esses dados podem ser usados para a escolha dos diodos e confirmam o dimensionamento do transformador.
Agora só falta fazer uma PCI e montar a fonte…
Até a próxima edição.
Referências:
- MILLMAN, Jacob; HALKIAS, Christos. ELECTRONIC DEVICES AND CIRCUITS. 1ª edição. International Student Edition: McGraw-Hill Kogakusha LTD; 1967.
- BOYLESTAD, Robert L.; NASHELSKY, Louis. DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E TEORIA DE CIRCUITOS. 11ª edição. Pearson Education do Brasil LTDA; 2013.
- BOHN, Dennis et al. AUDIO HANDBOOK. 1ª edição. National Semiconductor Corporation; 1976.
- CIPELLI, ANTONIO MARCO VICARI; SANDRINI, WALDIR JOÃO. TEORIA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS. 4ª edição. Distribuidora de Livros Érica LTDA; 1980.
Uma errata: faltou descontar a queda de tensão nos diodos retificadores, 1.4V para ponte retificadora, na expressão h) acima e em outras que determinam a tensão sobre o capacitor de filtro. Minhas desculpas!
Isso vai reduzir a dissipação também.
Corrigido, Álvaro! Obrigado!
Nossa que show de teoria, muito bom mesmo, obrigado.