Uma redução de 15dB, o que mostra a redução do ganho disponível no regulador para a redução do ruído residual. Mesmo assim, todos os valores são muito abaixo da fonte sem regulação, demonstrando a vantagem do uso de um regulador. A simulação considerou uma rede com 115Vrms ou 10% abaixo da nominal de 127V, dentro do limite inferior permitido para fornecimento pela concessionária.
Uma das dificuldades do projeto é adequar a tensão mínima antes do regulador e a dissipação máxima que ocorre com a tensão máxima de entrada, tensão da rede 10% acima ou 140Vrms aproximadamente.
A dissipação máxima nessas condições para consumo classe A vai ser de 33W por transistor, 100W total, aproximadamente.
Na próxima edição vamos ver como ajustar proteção contra curto e ampliar as capacidades de tensão, corrente e potência de reguladores lineares integrados.
Até lá!
Referências:
- MILLMAN, Jacob; HALKIAS, Christos. ELECTRONIC DEVICES AND CIRCUITS. 1ª edição. International Student Edition: McGraw-Hill Kogakusha LTD; 1967.
- BOYLESTAD, Robert L.; NASHELSKY, Louis. DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E TEORIA DE CIRCUITOS. 11ª edição. Pearson Education do Brasil LTDA; 2013.
- BOHN, Dennis et al. AUDIO HANDBOOK. 1ª edição. National Semiconductor Corporation; 1976.
- CIPELLI, ANTONIO MARCO VICARI; SANDRINI, WALDIR JOÃO. TEORIA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS. 4ª edição. Distribuidora de Livros Érica LTDA; 1980.
- National Semiconductor Corporation. NATIONAL POWER IC’S DATABOOK; 1995.
- Catálogo 2009 Dissitec.