Lei das Correntes de Kirchoff para o nó Uout:
-ICQ2 + IZmin + ICQ1min + Iout = 0
Então:
ICQ2 = IZmin + ICQ1min + Iout
R6=0,6/ICQ2
4. Determinar a tensão secundária do transformador e capacitor de filtro, para que Ufmín seja no mínimo uns 2V maior que a saída (folga para a fonte de corrente), em valor instantâneo, com a corrente de carga máxima;
5. Um dado interessante é que há um cancelamento de ruído por realimentação. A ondulação presente na tensão de saída devido à ondulação restante na corrente de coletor de Q2 aparece sobre R3 e gera uma corrente de coletor em Q1 em oposição de fase com a ondulação presente na corrente de coletor de Q2, cancelando os componentes alternados e mantendo o componente CC.
Exemplo de Projeto:
Projetar um regulador Shunt para fornecer 12V e 100mA. Tensão de entrada CA entre 108 e 140 Vrms, ondulação na saída menor que 1,2 mVrms.
- Escolher Q1;
Q1 deve ser capaz de suportar a condição de desconexão da carga, que o faz absorver toda a corrente da fonte:
PDQ1máx > Uout*Iout = 12*0,1 = 1,2W
Devemos escolher um transistor de potência que permita essa dissipação com o menor dissipador possível para reduzir o tamanho e custo do circuito.
Uma alternativa será usar um transistor que possa dissipar essa potência sem dissipador externo, para a maior temperatura ambiente esperada.