Eletrônica I
Álvaro Neiva*
Todo equipamento eletrônico precisa de uma fonte de energia elétrica. Um circuito, pilha ou bateria que forneça as tensões e correntes necessárias ao seu funcionamento.
Chamamos essa fonte de energia de Fonte de Alimentação.
Na grande maioria dos casos essa fonte é de corrente contínua (CC), de forma que a alimentação de energia não tenha nenhuma componente que interfira com o sinal processado ou gerado no equipamento eletrônico.
Usar pilhas ou baterias tem o inconveniente da descarga progressiva durante o funcionamento, um custo de reposição e um descarte inconveniente.
Uma fonte de energia elétrica presente em toda região urbana é a rede de distribuição de energia das concessionárias, distribuição essa feita em corrente alternada (CA) por razões práticas.
Para transformar a CA fornecida na CC que precisamos, vamos usar conversores de CA em CC conhecidos como fontes de alimentação.
*engenheiro Eletricista
Uma errata: faltou descontar a queda de tensão nos diodos retificadores, 1.4V para ponte retificadora, na expressão h) acima e em outras que determinam a tensão sobre o capacitor de filtro. Minhas desculpas!
Isso vai reduzir a dissipação também.
Corrigido, Álvaro! Obrigado!
Nossa que show de teoria, muito bom mesmo, obrigado.