Projeto de Amplificadores de Potência de Áudio – Parte V

Fig. 3.

Os dois gráficos se interceptam em 5,795MHz, no ponto de ganho da malha de realimentação unitário (0dB de diferença), com uma fase de 212°, o que dá uma margem de 32° para evitar a instabilidade e oscilação do amplificador. A instabilidade acontece com 0dB de diferença e 180° de fase. Um ponto a melhorar.

Um primeiro candidato para realizar a compensação da resposta em frequência seria o capacitor C3, o qual também afeta o “slew rate” do amplificador. Do ponto de vista da estabilidade, quanto maior, melhor, já que isso vai reduzir o ganho, na frequência de encontro, ou cruzamento, entre o ganho desejado para o sinal e o ganho em malha aberta do amplificador. A estabilidade não depende só do ganho, mas também da fase. Um bom critério é ter 45° de margem de fase, ou não passar de 135° de rotação de fase na frequência de cruzamento do ganho em malha aberta e o ganho desejado.

Tentando manter o slew rate alto, sem aumentar a corrente do primeiro estágio, usei um capacitor de 36pF como compromisso. Vamos verificar o resultado.

Fig. 4

Deixe um comentário