Álvaro Neiva*
Realimentação, Estabilidade, Resposta em Frequência e Resposta a Transitórios
Amplificador XP150 v2023
Na edição anterior chegamos a um amplificador completo, faltando o detalhamento de sua fonte, mas antes vamos olhar mais de perto todos os passos dados no projeto, passando pelo detalhamento da resposta em frequência do amplificador sem e com realimentação, mostrando como podemos ajustar tanto a rede de realimentação, quanto o ganho dos estágios antes da aplicação da realimentação negativa, para conseguir a resposta desejada com uma margem de estabilidade adequada.
Em conjunto, também vamos ajustar a resposta no tempo, para conseguir a rapidez e precisão adequadas à reprodução de sinais de áudio.
Para começar, vamos simular o funcionamento do amplificador eliminando a realimentação em CA, mas mantendo em CC, para manter as correntes de repouso e tensão de offset inalteradas. Isso vai ser feito colocando um capacitor de 100F (cem farads), C9, da entrada inversora do amplificador diferencial de entrada para o terra de sinal, como na figura 1. Também foram eliminados todos os capacitores de ajuste da resposta em frequência, exceto C5, considerado como curto-circuitado por C9. E foram eliminadas as redes de Zobel e Boucherot, usadas para garantir a estabilidade do circuito com cargas reativas. Vamos usar um capacitor de 36pF na função de compensação Miller, buscando otimizar o slew rate.
A resposta conseguida foi a da figura 2.
*Engenheiro Eletricista