Com a mudança de Direção, a partir de 1941, houve também a necessidade de se regularizar as finanças, o que acarretou a criação do “Serviço de aquisição de livros”, no qual Antenna entrava como intermediária na venda de livros técnicos nacionais e estrangeiros, dando origem, anos mais tarde, às Lojas do Livro Eletrônico.
Como tal atividade ainda não era suficiente para atingir o equilíbrio financeiro, o Dr. Gilberto resolveu criar mais um departamento, o de “Diagramas Comerciais”, o nosso conhecido Esquema. Alguns problemas tinham ainda de ser resolvidos, além de recolher e catalogar o material oriundo de catálogos e outras publicações estrangeiras arquivadas na Redação.
A maior dificuldade encontrava-se no sistema de reprodução dos esquemas. Na ocasião poderia ser utilizada a cópia heliográfica ou então um outro tipo de cópia fotográfica, conhecida naquela época por “Fotostática”, obtida com um tipo de câmera que dispensava o negativo, porém necessitando de todo o processo de revelação e fixação, o que tornava o processo lento… e caro!
Pelo preço de um único esquema era possível se adquirir sete exemplares de Antenna, o que muitas vezes acabava por comprometer o custo do reparo em um receptor de rádio.

FIG 2 – Antenna – janeiro de 1942
A essa altura você pode estar se perguntando sobre a necessidade real de se obter um esquema para consertar um simples receptor de rádio com 5 válvulas…
Acontece que nem sempre os fabricantes seguiam os circuitos convencionais e já conhecidos.
não sabia que ainda tinha a possibilidade de comprar avulsos. vou pedir então o pw1300 da Palmer ou pw1300s. como pago ?
O endereço de e-mail do Rubens Mano está no fim do artigo e na primeira página de Antenna, com seu WhatsApp. Basta entrar em contato com ele e solicitar as cópias. Ele deve informar sobre as formas de pagamento disponíveis.