Pré-Amplificadores e Processadores

Mas,  e quanto aos controles de loudness variáveis, que fazem com que o usuário possa ajustar o nível desejado? O ajuste variável também é complicado de ser feito, mas o usuário pode ajustar o loudness para a sua necessidade. Esses controles variáveis usualmente são passivos, e introduzem também alguma degradação do sinal, ao aplicar a atenuação. Existem uns poucos pré-amplificadores com controle de ativo, mas esses são também difíceis de ajustar, apesar de não introduzirem degradação no sinal.

Em resumo, ajustar o nível correto de compensação do loudness é uma tarefa difícil, senão impossível, pelos fatores expostos acima, mas o ponto principal é que é necessário saber qual foi o nível de intensidade sonora do programa gravado, qual o nível sendo reproduzido e calcular a correta compensação.

Essa informação não é fornecida por nenhuma gravadora e ninguém vai ficar calculando o valor correto da compensação, ou seja, a correção estará sempre errada. Mas, sem compensação de loudness, o programa reproduzido nunca será próximo da dinâmica do que foi gravado no evento original ao vivo, onde o volume é mais alto. Com a compensação, talvez se chegue a um valor próximo, ainda que errado.

Por todos esses motivos, o controle de loudness foi banido dos produtos atuais. Mas seria mesmo este o caso, dado que um controle contínuo de loudness na forma ativa não degrada o sinal, pode ser eliminado totalmente se necessário e pode ser útil na obtenção de uma reprodução mais próxima possível do sinal original em volumes baixos? Com a palavra o leitor.

Deixe um comentário