– Melhor deixarmos isto por conta do autor…
– Que assim seja, Toninho !
Segue o relato do autor
“A ideia de se utilizar diálogos de personagens para facilitar a exposição de suas ideias é bem mais antiga do que se poderia imaginar. Lá pelo ano 350 A.C., o filósofo grego Sócrates já lançava mão de dois personagens fictícios, o Estranho Ateniense e o Simônides, para divulgar seus ensinamentos. Galileu se aproveitou da ideia e criou Sagreto e Salviatti. Na década de 1950, Em plena era da eletrônica, tivemos a dupla Juca e Chico, atuando em Eletrônica Popular. Daí o L. P. Petriche, ao escrever o primeiro TVKX, ter criado Carlito e Zé Maria, que permanecem na ativa desde junho de 1967, com uma pequena pausa cerca de dois anos após suas criações.
Fig. 1 – O primeiro TVKX
Tudo transcorria tranquilamente, tendo sido a minha estreia como colaborador da seção em agosto de 1979. Certo dia ,à tarde, estando na oficina, tive de atender ao telefone. Do outro lado da linha, José Felix Kempner solicitava que eu comparecesse à Redação, na Ladeira do Faria, pois o Dr. Gilberto precisava muito falar comigo.
Dia seguinte, à tarde, lá estava eu, subindo a velha escada de madeira para o encontro com Dr. Gilberto. Achei-o com ar um tanto preocupado, porém ele foi direto ao assunto:
– “O TVKX vai acabar… E o Petriche indicou você como substituto. O que acha disso?”