Marcelo Yared*
Os amplificadores de áudio atuais, construídos com elementos discretos, lineares, em 99% das vezes utilizam a tradicional configuração de três estágios, com uma entrada diferencial, um amplificador de tensão em classe A e um estágio de amplificação de corrente, para acoplamento adequado à carga, normalmente um sonofletor.
Esse estágio amplificador de tensão, usualmente composto de um transistor em configuração de emissor comum com uma fonte de corrente, é conhecido por VAS (Voltage Amplifier Stage).
O termo foi, aparentemente, cunhado por Douglas Self em seus artigos sobre amplificadores de áudio e se tornou comum na literatura e nos grupos de discussão sobre o assunto. O estágio, na verdade, é um amplificador de transimpedância, pois a sua entrada é uma corrente e sua saída uma tensão, mas o termo VAS, bem mais simples, “pegou”, e é muito usado (Self, Douglas – Audio Power Amplifier Design, 6th Edition, Focal Press, pág. 162).
Pode não parecer, mas esse componente é uma das mais críticas partes do circuito, pois, além de ser responsável por todo o ganho de tensão do amplificador, também fornece toda amplitude de tensão que é entregue à saída, para a carga.
Dito isto, temos observado nos fóruns de discussão na Internet e nas redes sociais muitas discussões acerca desse importante componente, e quais seriam as escolhas mais adequadas para essa função.
Em tempos de falsificação de tudo que se pode fabricar, também, a escolha deve levar em conta cuidados para que não levemos “gato por lebre”, ou seja, mesmo que o transistor escolhido seja o melhor para essa função, se ele não é mais fabricado e/ou só pode ser encontrado em vendedores pouco confiáveis, talvez não seja a melhor opção.
Vejamos, então, considerando-se um circuito convencional, quais seriam as características adequadas para um transistor para o VAS.
Trataremos da configuração “single ended”; um estágio de um componente ativo com carga em coletor, usualmente resistiva ou em forma de fonte de corrente.
Também iremos sugerir alguns bons candidatos à função, preferencialmente que possam ser encontrados a custo razoável em fornecedores confiáveis.
*Engenheiro Eletricista
Excelente artigo,adoro e curto todos que o
Sr escreve,dicas preciosas. Gostaria de sugerir que o assunto se estendesse aos outros estágios do amplificador incluindo cálculos e sem querer pedir muito…já pedindo,um artigo mostrando como calcular esse amplificador da RCA,não
recordo de ter visto algo assim.
Obrigado,fique em paz e abraços.