Distorção Harmônica: foi medida em duas frequências distintas (1 kHz e 20 kHz) e apresentou os valores relacionados no Quadro I.
Nas potências mais baixas (0,1 e 1 W) os valores superam as especificações para logo após descerem abaixo do valor típico. Mesmo os valores acima da especificação ainda estão baixos para a característica. Boa característica. Gostamos.
Distorção por Intermodulação (SMPTE, 60/7.000 Hz, 1 :4): os valores medidos estão acima do especificado pela Gradiente exceto o canal esquerdo em 1W. Ainda assim, os valores medidos estão baixos e acima da média. Característica boa.
Resposta de Frequência: medimos uma variação de -1dB a +8dB no canal esquerdo e de -1dB a +1dB no direito na faixa de 20 Hz a 20 kHz. Apesar de não coincidir com o especificado ( ±0,5dB), a resposta de frequência do 166 é boa, havendo equilíbrio entre os canais. Boa característica, bastante linear até frequências bem elevadas (50 kHz).
Relação Sinal/Ruído: esta característica foi medida para o amplificador como um todo. A Gradiente mede para o estágio pré-amplificador. O resultado se vê: o que medimos está muito abaixo do que está no manual, já que também entra o estágio de potência. Os valores medidos estão baixos, dentro de uma média regular inferior. Não condizem com as demais características medidas até agora.
Diafonia: medimos 44 dB na entrada auxiliar. Valor regular.
Tonalidade: o que medimos (Quadro 1) confere dentro da tolerância com o especificado. Os valores encontrados estão normais. A correção tonal proporcionada pelo controle de audibilidade está correta (fato raro).
Atuação dos Filtros: o que medimos, também aqui confere com o especificado no manual do 166, dentro da tolerância. Valores corretos.
Fator de Amortecimento: o manual especifica um valor igual a 70!!!I!! Só podem ter somado o valor dos dois canais (35 + 35). Medimos 28,6 e 30,5 para os canais esquerdo e direito. Valores normais. A Gradiente precisa corrigir o seu manual.
Sensibilidade das Entradas: os valores medidos são normais e de acordo com o manual. As entradas apresentam boa característica de tolerância a sobrecargas. Bom.
Atuação do Silenciador: medimos uma atenuação de 20 dB com o silenciador (“mute”) acionado. Confere com o especificado.
Aferição do Medidor de VU: os valores relacionados no Quadro 1 mostram a correspondência entre o valor medido e o real (entregue pelo amplificador).
Olá. Não vi citação no artigo más no 166 também não seri aum super A ?
No mais revista afinada como sempre. Abraços e sucesso.
Obrigado, Fernando. Provavelmente está configurado em Super A. Reproduzimos o artigo sem alterar nada, mas, lembre-se, a própria Gradiente orientava a desabilitar o Super A, depois dos problemas de aquecimento. Pode ser que essa unidade já estivesse assim. Provavelmente não, mas não dá para saber. Abraço!
O conceito “Super A” , parte do princípio que amplificadores push-pull classe B ou AB geram um estalo na transição do desligamento de um transistor e ligamento do outro, tanto no ciclo positivo como negativo da onda processada, algo que prejudica a pureza do sinal do som processado.
O projeto “Super A” foi desenvolvido nos EUA. O princípio de funcionamento era manter os transistores sempre ligados em qualquer condição de funcionamento, a fim de evitar os estalos de transição do sinal.
Apesar de operar com uma corrente quiescente bem menor que os amplificadores “Classe A” convencionais, não deram muito certo em terras tupiniquins. Esquentavam demais.